Search
Close this search box.
Search

Ajuste correto de retrovisores auxilia na segurança de motoristas

Transitar com a ausência dos equipamentos é considerada infração grave
image
Imagem: Equipamentos são fundamentais para manter a segurança viária. Foto: Idalécio Lucas/Ascom SMTT

Os retrovisores dos veículos são itens fundamentais para garantir a segurança dos condutores no trânsito. A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) traz orientações sobre a maneira correta para ajustar os dispositivos e reduzir as possibilidades de acidentes nas vias.

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE


Os espelhos ampliam a visibilidade dos motoristas e auxiliam na realização de manobras, como ré ou ultrapassagens, sem riscos de acidentes.

Transitar com a ausência dos retrovisores ou em desacordo com a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) é caracterizado como infração grave, com aplicação de multa no valor de R$ 195,23 e perda de cinco pontos na carteira.

“Por ser algo simples, muitas pessoas não dão a devida importância e atenção à regulagem dos retrovisores. Mas esses dispositivos asseguram a visão do motorista para a área externa do veículo, permitindo a visualização de pedestres e demais veículos”, alertou o diretor de Operações de Mobilidade, Coronel Cícero Silva.

Nos automóveis, o espelho lateral esquerdo, geralmente, possui a face plana por ser mais próximo do motorista. Enquanto o lado direito possui a face convexa, por ser mais distante do condutor, para ampliar o campo de visão.

Leia também:  Riacho Salgadinho começa a receber placas que vão recompor paredes do canal

Como regular Retrovisores laterais

Sente-se e ajuste o banco do carro, na posição em que costuma dirigir.

Ajuste o espelho todo para fora e lentamente, traga o espelho do retrovisor para o lado de dentro, até aparecer pouquíssimo a parte traseira do carro.

Retrovisor Central

Deve ser posicionado de modo que o motorista tenha uma visibilidade perfeita do vidro traseiro e não ter objetos que atrapalhem, totalmente ou parcialmente, a visão da via.

Motocicletas

Ao sentar na moto, o condutor deve ajustar o retrovisor virando-os para fora, tendo os ombros como referência, de modo que o campo de visão seja maior para a via e o mínimo possível do corpo.

É importante ficar atento às movimentações, pois qualquer batida involuntária pode modificar as posições dos dispositivos. Outra recomendação é que os retrovisores não sejam substituídos, já que os originais são os adequados para as motocicletas. Por segurança, não altere a posição do equipamento para passar nos corredores, entre os veículos.

Para mais detalhes sobre os requisitos contidos na resolução, basta acessar este link ou procurar pela Resolução Nº 703/2017.

MaceióBrasil