Os resultados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) 2022 revelaram um cenário alarmante para a educação no Brasil, especialmente no que diz respeito à disciplina de matemática. De acordo com os dados, sete em cada dez estudantes brasileiros de 15 anos não atingiram o nível mínimo esperado de proficiência na matéria.
Os estudantes apresentam notáveis dificuldades em áreas fundamentais, como a resolução de contas simples, equações básicas e a habilidade de comparar distâncias entre rotas. A preocupação se acentua ao constatar que 73% dos estudantes brasileiros obtiveram baixo rendimento em matemática, uma disparidade significativa em relação aos 31% registrados nos países membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
A desigualdade também é evidente internamente, com alunos mais favorecidos economicamente superando seus colegas menos privilegiados em 77 pontos. Esta disparidade, embora menor que a média da OCDE, destaca questões estruturais e socioeconômicas no sistema educacional brasileiro.
Os problemas no desempenho são atribuídos, em parte, à falta de professores de matemática e a deficiências na formação. Especialistas indicam que políticas de expansão da jornada integral e um foco renovado na alfabetização podem impactar positivamente a educação, buscando abordagens mais abrangentes para melhorar a proficiência matemática dos estudantes.
Além do desempenho insatisfatório em matemática, os resultados em leitura e ciências também estão abaixo da média da OCDE. Cerca de 50% dos estudantes brasileiros não conseguem identificar a ideia principal em um texto. No ranking global, o Brasil ocupa a 52ª posição em leitura e a 61ª em ciências, evidenciando desafios contínuos no sistema educacional.
Especialistas sugerem que a integração adequada da tecnologia, como a gamificação, pode ser uma ferramenta eficaz para melhorar o interesse e a aprendizagem em matemática, apontando para soluções inovadoras como parte do caminho para aprimorar o ensino e elevar o padrão educacional no país.