O ministro da Educação, Victor Godoy, assinou na quinta-feira (1º/12) um Acordo de Cooperação Técnica para formação de líderes e professores da educação básica com o Conselho Britânico. O Acordo estabelece a execução do projeto de cooperação na agenda brasileira de internacionalização da educação básica, por meio de formação continuada de gestores escolares e educadores pelo Ministério da Educação em parceria com o governo britânico.
Victor Godoy ressaltou que o alinhamento e o bom relacionamento com a representação do Conselho Britânico no Brasil foram fundamentais para a concretização da parceria. “Desde a nossa aproximação, em nossa gestão, tivemos frutos valiosos para a valorização e a qualificação da educação no Brasil, com o apoio do governo britânico. Estamos muito felizes com a parceria e agradecemos aos participantes pela construção deste acordo.”, afirmou o ministro.
O projeto visa à capacitação qualificada de profissionais da educação básica, prioritariamente os diretores escolares e os professores da rede pública de ensino. O Acordo será executado por meio de atividades de formação continuada para atualização e aperfeiçoamento nas temáticas de Liderança Escolar, Internacionalização, Ensino de Ciências e suas Tecnologias, Língua Inglesa e Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – formação básica para currículo de Inglês.
Além disso, prevê apoio técnico e institucional para o Prêmio Escolas Públicas Brasileiras, com vistas ao mapeamento de iniciativas de internacionalização nas escolas públicas participantes.
As capacitações e os cursos serão disponibilizados na Plataforma Avamec, conteúdos desenvolvidos pelo Conselho Britânico, com o apoio do MEC. Entre os resultados esperados do Acordo de Cooperação Técnica estão: formar mais de 84 mil diretores escolares e 50 mil membros de equipes escolares, no curso de Liderança para as Escolas; formar mais de 44 mil docentes da educação básica em atividades formativas voltadas para o Ensino de Ciências e suas Tecnologias; alcançar, indiretamente, mais de 880 mil estudantes da educação básica; desenvolver uma comunidade virtual de aprendizagem entre professores de escolas do Brasil, do Reino Unido e para a troca de experiências, entre outros.
O prazo de vigência do Acordo será de cinco anos, a partir da data de assinatura, podendo ser prorrogado mediante termo aditivo.
Além do ministro Victor Godoy e da vice-diretora do Conselho Britânico no Brasil, Diana Daste, estiveram presentes na reunião de formalização do Acordo, o secretário de Educação Básica do MEC, Mauro Rabelo; assessora especial para Assuntos Internacionais do MEC, Maristela Campos, e as equipes técnicas das duas instituições.