Search
Close this search box.
Search

Ibama reforça importância de não levar animais silvestres para casa

Analista ambiental do Ibama alerta sobre a importância de mudar o pensamento da sociedade e combater a retirada de animais da natureza para serem levados ao cativeiro.
maceiobrasil-800×450 – 2023-05-07T175246.650

O caso do influenciador digital que fez sucesso publicando imagens com uma capivara e outros animais silvestres chama a atenção para o impacto da ação no estímulo ao tráfico de animais.

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE


O analista ambiental do Ibama, Roberto Cabral, diz que publicações como essas dão a impressão de que é uma atitude normal. Assim outras pessoas vão se interessar em levar animais silvestres para casa. E isso aumenta a demanda pelo tráfico.

O analista defende uma mudança do pensamento da sociedade sobre o assunto e que pare de normalizar a retirada de um animal da natureza para levar ao cativeiro.

Leia também:  Sine Alagoas oferece 728 novas vagas de emprego esta semana

Roberto Cabral diz que o Ibama resgata, em média, entre 45 mil e 60 mil animais ao ano. Boa parte deles consegue voltar à natureza, mas alguns não conseguem ser reintroduzidos porque ficam machucados ou perdem o comportamento natural.

O analista do Ibama explica que um animal nascido na natureza não pode ser regularizado. Então, o correto é levá-lo a um dos centros de triagem do órgão para que seja tratado e reintroduzido no hábitat natural.

MaceióBrasil