Na sexta-feira (19), no Palácio do Planalto, a montadora japonesa de veículos Honda anunciou um novo ciclo de investimentos no Brasil, totalizando R$ 4,2 bilhões no período de 2024 a 2030. O presidente da República Luis Inácio Lula da Silva (PT) e o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), estiveram presentes no evento ao lado do presidente da Honda Automóveis do Brasil, Arata Ichinose.
A empresa planeja focar em uma nova tecnologia que valoriza o uso do etanol, abundante no país, e também desenvolverá sua nova tecnologia de motores eHEV, híbrido-flex, para o mercado brasileiro. Além disso, a Honda tem previsto o lançamento de uma nova geração de veículos, com o novo modelo WR-V programado para chegar ao mercado em 2025.
O investimento também impulsionará a geração de empregos, com a previsão de contratação de mais de 1.700 trabalhadores para se integrarem à força de trabalho de 3.500 funcionários diretos e indiretos na fábrica brasileira localizada em Itirapina (SP). Atualmente, a fábrica tem capacidade para produzir 80 mil veículos por ano, mas, com os novos investimentos, essa capacidade aumentará para 150 mil veículos anuais, representando um aumento de 25% no volume de produção.
Os investimentos iniciarão de forma gradual a partir deste mês, conforme anunciado pela empresa.