O boletim InfoGripe, divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) nesta sexta-feira, 22, aponta um aumento contínuo de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) relacionados à Covid em vários estados do Nordeste. O Ceará destaca-se pelo rápido crescimento, apesar de apresentar sinais de redução entre os jovens adultos.
A análise da Semana Epidemiológica 50 revela que Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Sergipe registram um aumento nos casos, sendo o Ceará motivo de preocupação devido ao crescimento acelerado da doença. A Fiocruz alerta para a importância de redobrar a atenção, especialmente nas festas de fim de ano.
O pesquisador Marcelo Gomes, coordenador do InfoGripe, destaca a necessidade de atenção para quem planeja viajar para essas regiões durante as celebrações. Recomendações incluem manter a vacinação em dia, considerar a antecipação da dose de reforço e realizar eventos em ambientes abertos ou bem ventilados. A incidência de SRAG por Covid afeta principalmente crianças até dois anos e pessoas com 65 anos ou mais, com a mortalidade sendo mais expressiva entre os idosos, com predominância da Covid.