O Dia Mundial da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, celebrado em 15 de junho, traz à tona dados alarmantes sobre o aumento das agressões contra essa população. Em 2023, o Brasil registrou um aumento de 50 mil denúncias em relação ao ano anterior, totalizando mais de 408 mil casos entre 2020 e 2023.
Uma pesquisa realizada por professoras da UFF e UERJ, publicada em artigo, analisou dados do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania e apontou que a diminuição do medo da população em denunciar pode ser um dos fatores para o aumento dos registros.
No Rio de Janeiro, o Ministério Público registrou quase 14 mil denúncias de violência contra idosos entre 2020 e 2024, sendo a negligência, a violência psicológica e o abuso financeiro os tipos mais comuns. As mulheres representam 70% das vítimas, o que reflete a “feminização do envelhecimento” devido à maior expectativa de vida.
Esses dados alarmantes reforçam a necessidade de ações efetivas para combater a violência contra a pessoa idosa, como campanhas de conscientização, fortalecimento da rede de proteção e punição dos agressores.