Search
Close this search box.
Search

Contas de luz e de água devem ficar mais caras em 2024

Projeções da Aneel e Abcon/Sindcon indicam que as tarifas de energia elétrica e água ficarão acima da inflação projetada para o ano.
Contas de Luz
Imagem: Reprodução
Os reajustes praticados pela Aneel são feitos anualmente.

As contas de luz e água dos brasileiros estão previstas para sofrerem aumento em 2024, de acordo com projeções divulgadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e pela Associação e Sindicato Nacional das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto (Abcon/Sindcon). As estimativas apontam para um reajuste de 5,6% na energia elétrica e de até 18% na tarifa de água.

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE


Ambos os aumentos projetados estão acima da inflação estimada para o ano de 2024, que, segundo o Boletim Focus do Banco Central, deve ser de 3,87%. Em 2023, as tarifas de energia já sofreram um aumento de 5,9%, enquanto os aumentos nas tarifas de água variam de acordo com Estados e municípios.

Razões para o Aumento:

Luz: Os reajustes anuais praticados pela Aneel consideram vários fatores, incluindo a expansão da rede de transmissão, o valor dos subsídios (rateados entre os consumidores) e o reajuste anual dos contratos de concessão. Fatores regionais e aumentos específicos, como custos relacionados ao transporte de energia e encargos do setor, também impactam nos reajustes.

Água: No caso da conta de água, o aumento é influenciado pela Reforma Tributária, que retirou todas as desonerações da folha de pagamento do setor de saneamento básico em 2024. Com a alíquota praticamente triplicando de 9,25% para 27%, espera-se um aumento significativo na tarifa para o consumidor. Além disso, o setor enfrentará mais tributos, como o Imposto de Bens e Serviços (IBS) nas esferas estadual e municipal, antes cobrado apenas no nível federal, além do PIS e Cofins.

O cálculo do reajuste feito pela Abcon/Sindcon leva em consideração todos esses fatores, refletindo na previsão de um aumento considerável nas contas de água ao longo do ano de 2024.

Os consumidores devem se preparar para um cenário de tarifas mais altas, buscando alternativas para otimizar o consumo e minimizar o impacto desses reajustes no orçamento doméstico.

MaceióBrasil