Os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) causados por covid-19 estão em ascensão nos estados do Norte e Nordeste do Brasil, conforme apontado pelo boletim epidemiológico da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgado na noite de quinta-feira (1º), com dados da semana de 21 a 27 de janeiro.
O estudo destaca o aumento dos casos de SRAG por covid-19 nos estados do Amapá, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Piauí, Sergipe e Tocantins. No Norte, o crescimento de ocorrências concentra-se nas faixas etárias da população adulta, enquanto a mortalidade continua mais elevada nos idosos.
O pesquisador do Programa de Computação Científica da Fiocruz (Procc/Fiocruz), Marcelo Gomes, destaca que o aumento teve início pelo Centro-Sul, afetou o Nordeste no final do ano passado e atingiu o Norte apenas na virada do ano.
Além da covid-19, a SRAG, que apresenta sintomas respiratórios agudos durante as infecções, também está sendo causada por vírus como Influenza e Vírus Sincicial Respiratório (VSR).
O estudo revela que, nas últimas oito semanas, a incidência e mortalidade de SRAG mantiveram o padrão típico de maior impacto entre crianças pequenas e idosos.