Search
Close this search box.
Search

Anatel ordena bloqueio de 5 milhões de aparelhos piratas de TV a cabo

Atualmente, diversos aparelhos clandestinos são oferecidos em sites de comércio eletrônico, geralmente sob o nome de TV Box.
maceiobrasil-800×450 (65)

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) ordenou o bloqueio de cerca de R$ 5 milhões de decodificadores clandestinos em uso no país, uma vez que dão ao usuário acesso livre e gratuito a TVs por assinatura sem nenhum tipo de pagamento às emissoras. A pirataria generalizada é conhecida popularmente como “gatonet”.

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE


Atualmente, diversos aparelhos clandestinos são oferecidos em sites de comércio eletrônico, geralmente sob o nome de TV Box.  De acordo com a Anatel, existem hoje no país de 5 a 7 milhões de aparelhos ilegais desse tipo.

Além dos piratas, existem aqueles homologados pela Anatel que atendem a critérios de segurança e de uso da agência.

Os ilegais atraem o consumidor pelo preço, e possibilitam a decodificação clandestina dos conteúdos, como explica o presidente da Anatel, Carlos Baigorri.

Segundo a Anatel, a comercialização e o uso de aparelhos desse tipo causam prejuízo à ordem econômica, e podem levar a 2 a 4 anos de prisão.

O presidente da Anatel, Carlos Baigorri, explica que o uso do gatonet traz ainda risco à segurança cibernética, quando outros dispositivos estão conectados ao mesmo WiFi da caixinha pirata.

De acordo com a Anatel, a população pode participar denunciando irregularidades desse tipo pelos canais da agência. Todos eles estão em anatel.gov.br.

MaceióBrasil