2022 foi um ano de desafios e da retomada dos cinemas no Brasil. Passamos por um longo período de incertezas provocado pela pandemia do coronavírus (Covid-19), mas a capacidade de resiliência do setor tem sido imprescindível para superarmos os obstáculos e projetarmos um futuro mais virtuoso. Importante destacar o papel fundamental da Agência Nacional de Cinema e do Comitê Gestor do FSA. Foi o apoio destes órgãos que permitiu o retorno do parque exibidor.
Temos, entretanto, um longo caminho a percorrer. Com a desaceleração das produções cinematográficas durante a pandemia, que refletiu em um volume de lançamentos nas salas de cinema mais de 30% inferior aos anos de 2018 e 2019, o faturamento da indústria só deve retomar os patamares de 2019 entre 2025 e 2026.
No entanto, estamos otimistas, pois o público é o nosso parceiro na busca por dias melhores. Ao longo do ano, filmes como Batman, Sonic 2, Dr. Estranho, Top Gun, Thor, Minions, Pantera Negra 2 e, agora, Avatar 2, mostraram a paixão pela telona.
Ir ao cinema é muito mais que ver um filme, é a busca de uma experiência maior, de uma tela gigante, com som inconfundível, de encontro com amigos, programa em família e por isso, em todas as pesquisas, este consumidor sinaliza que o cinema é insubstituível. E procuramos fazer com que essa experiência seja sempre a melhor possível. Nossos cinemas estão no mesmo nível dos melhores cinemas do mundo, pois estamos sempre investindo em tecnologia, estrutura das salas, uma evolução constante que nunca para.
A inovação está no DNA da Rede Cinesystem. Fomos pioneiros tanto ao inaugurar cinemas com 100% de projeção digital quanto de projeção a laser, além de termos trazido para o Brasil o conceito de autoatendimento de bomboniére, além das bilheterias. Estamos sempre atentos aos desejos do consumidor para fazer o cinema mais prazeroso e ampliar as opções de produtos e serviços dentro das salas. Nossa cartela de produtos e promoções também é bem completa e consolidada.
Os cinemas da Cinesystem são, hoje, uma grande experiência multiplataforma. Além de um espaço para soluções corporativas, como, por exemplo, uma sessão exclusiva com convidados para o lançamento de um produto, também oferecemos opções como a realização de festas de aniversário, sessões especiais para escolas (Cine Escola), peças teatrais, palestras, shows musicais, sessões adaptadas para receber tutores e cães (Cine Pets), dentre outros.
Investimos, ainda, em outras inovações como o Cinesystem Pass (passaporte com ingressos com até 40% de desconto) e Cartão Presente (que pode ser carregado com valores a partir de R$30). Outro destaque é o nosso programa de fidelidade (Clube da Pipoca) e nossas redes sociais, onde temos focado em manter uma linha de comunicação ativa e divertida. Somos, portanto, uma opção para empresas e também para consumidores finais utilizarem o cinema para viver experiências marcantes e diferenciadas.
Acreditamos que estas iniciativas aproximam, ainda mais, cinema e consumidor e é assim que vamos seguir em frente para superar todos os desafios!
Sobre Marcos Barros
Marcos Barros, executivo com mais de 45 anos de experiência, 20 deles dedicados ao mercado exibidor, foi sócio-diretor de um dos maiores conglomerados de comunicação do Paraná, o Grupo Maringá de Comunicação. É o fundador e presidente do Conselho de Administração da Cinesystem Cinemas, exibidora presente em 10 estados do Brasil, com 26 multiplex, 160 salas de cinema e cerca de 8 milhões de clientes por ano. Atualmente, Barros está presidente da ABRAPLEX – Associação Brasileira das Empresas Exibidoras Cinematográficas Operadoras de Multiplex e é membro titular do Conselho Superior do Cinema – CSC, órgão colegiado integrante do Ministério do Turismo.