Search
Close this search box.
Search

Estudo indica que interação com cães fortalece ondas cerebrais associadas ao relaxamento

Pesquisa internacional revela os benefícios das atividades com cães na melhoria do estado emocional e da concentração.
Brincando com o pet
Imagem: Freepik
Interação animal provocou ondas cerebrais de relaxamento e diminuiu transtorno de humor em todos os participantes.

Um estudo internacional publicado na revista científica Plos One, em 13 de março, aponta que interagir com cães pode fortalecer as ondas cerebrais relacionadas ao relaxamento, estabilidade emocional e criatividade.

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE


A pesquisa envolveu 30 participantes, com idades entre 20 e 40 anos, recrutados entre maio e junho de 2022. Durante o estudo, os participantes realizaram oito atividades diferentes, cada uma com a duração de três minutos, com um poodle padrão fêmea de quatro anos de idade.

As atividades incluíam encontrar, brincar, alimentar, massagear, arrumar, fotografar, abraçar e caminhar com o animal. Os resultados mostraram que todas as atividades provocaram ondas cerebrais nos participantes.

Especificamente, o estado de relaxamento e repouso do cérebro aumentou significativamente ao brincar e passear com o cachorro. Atividades como massagem, tosa e brincadeiras indicaram uma melhora na concentração sem estresse.

Alimentar e abraçar o poodle também diminuíram o transtorno de humor, induzindo respostas emocionais positivas nos participantes. Isso demonstra que a interação com o cão teve um efeito significativo na redução dos sentimentos de depressão e fadiga.

Os pesquisadores concluíram que atividades específicas com cães podem promover um relaxamento mais forte, estabilidade emocional, atenção, concentração e criatividade, facilitando o aumento da atividade cerebral. Esses resultados fornecem uma base para o desenvolvimento de programas de Intervenções Assistidas por Animais (IAA).

MaceióBrasil