Um novo empreendimento chegará a Pernambuco no próximo ano: uma montadora de automóveis com plataforma modular. Ela será a primeira a contemplar carros compactos e buggies em série no Brasil. As obras estão previstas para começar ainda neste primeiro semestre, com um investimento inicial de R$ 260 milhões.
O primeiro carro a ser lançado pela montadora será um automóvel compacto fechado para até cinco pessoas e porta-malas, que poderá ser convertido em um buggy aberto para atingir um nicho de mercado que precisa de inovação em nível nacional e internacional.
O lançamento acontece em um momento em que o mercado enfrenta uma escassez de oferta de veículos populares e será uma boa opção para um público amplo, com uso na cidade, no campo e na praia, com potencial para ser primeiro ou segundo carro e, até mesmo, servir de transporte para uma família.
Projetado com chassi todo em fibra de vidro ou carbono, o veículo terá um design com formas contemporâneas e toques retrô, pontos chapados e arredondados, todo facetado, seguindo a tendência asiática de design.
Entre os principais componentes da parte mecânica estão motores dianteiros 1.0, 1.0 turbo, 1.3 e 1.5, com tração 4×2 e 4×4, on e off road, quatro pneus do mesmo tamanho, sistema de suspensão independente nas quatro rodas, direção hidráulica e sistema de iluminação em LED.
Valor do automóvel
No primeiro momento, o motor será à combustão Flex, disponível para os combustíveis gasolina e álcool. E contará com a possibilidade de opcional para conversão a gás natural veicular (GNV) de fábrica com motor preparado para maior durabilidade. Na precificação, os modelos custarão a partir de R$ 66 mil.
A capacidade instalada da fábrica é de 1600 carros por mês. A produção será iniciada com 1200 unidades e, em três anos, a capacidade instalada poderá ser dobrada. Em operação, a montadora contará com cerca de 450 pessoas trabalhando, inicialmente, em dois turnos.
O início da operação está previsto para o segundo semestre de 2023. Os veículos do Grupo NBR serão comercializados em lojas próprias, começando por Recife, Natal, Fortaleza, São Paulo e Florianópolis e revendas homologadas pelo fabricante. As unidades serão compostas por showroom e oficinas autorizadas.
*com informações da Folha de Pernambuco