O projeto do ‘carro voador’ da Embraer, denominado EVE-100 e previsto para operação em 2026, encontra-se em fase de regulamentação pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), entidade responsável pela supervisão da aviação civil no Brasil.
A Anac abriu uma consulta setorial em seu site, disponível até sexta-feira (15), com o objetivo de receber sugestões que possam contribuir para aprimorar e integrar o processo de certificação do veículo elétrico de pouso e decolagem vertical (eVTOLs).
A proposta é reunir comentários que agreguem critérios de aeronavegabilidade específicos para o veículo voador desenvolvido pela Embraer.
Após a coleta dessas contribuições, a Anac realizará uma análise detalhada e definirá quais sugestões poderão ser incorporadas ao regulamento que orientará a certificação desse tipo de veículo.
Fábrica no Brasil
A Eve Air Mobility, braço de mobilidade urbana da Embraer, será responsável pela produção do ‘carro voador’ no Brasil, em sua unidade localizada em Taubaté (SP). A empresa busca tornar os voos urbanos mais acessíveis à população.