O índice de crianças vacinadas contra a Covid-19 ainda é considerado baixo. Apesar dos números terem melhorado, o crescimento ainda é lento por conta de muitas dúvidas e informações falsas que circulam em redes sociais que deixam pais, mães e responsáveis com dúvidas a respeito da segurança e eficácia da vacina.
Uma das principais dúvidas é se a a criança vacinada pode desenvolver algum quadro de convulsão. O médico Renée Oliveira, infectologista do PAM Salgadinho, em Maceió, responde:
“Não existe nenhum registro a respeito dessa situação. Não é algo que compõe, grosso modo, o rol de situações adversas provocadas pelas vacinas. Isso pode acontecer, por vários motivos. Na maioria das vezes, não terá nenhuma relação com a vacina, mas é algo muito raro e não temos nenhuma notícia de que isso esteja acontecendo nesse período em que os imunizantes da Pfizer e da Coronavac foram liberados para crianças. Não existe nada que comprove uma relação direta entre as vacinas e quadros de convulsão.“
O especialista enfatiza que “as vacinas passaram pelas fases de estudos – fase 1, 2 e 3 – e a fase 3 foi a que determinou que as vacinas eram funcionais realmente”.
Veja também:
A vacina pode gerar algum tipo de infecção ou sequela na criança?