Search
Close this search box.
Search

A vacina pode gerar algum tipo de infecção ou sequela na criança?

Apesar dos números terem melhorado, o crescimento ainda é lento por conta de muitas dúvidas e informações falsas que circulam em redes sociais
image

O índice de crianças vacinadas contra a Covid-19 ainda é considerado baixo. Apesar dos números terem melhorado, o crescimento ainda é lento por conta de muitas dúvidas e informações falsas que circulam em redes sociais que deixam pais, mães e responsáveis com dúvidas a respeito da segurança e eficácia da vacina.

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE


Uma das principais dúvidas é se a vacina poderia gerar algum tipo de infecção ou sequela na criança. O médico Renée Oliveira, infectologista do PAM Salgadinho, em Maceió, responde:

“Não. Existem duas vacinas liberadas para o público infantil: a Coronavac para crianças acima de seis anos, e a Pfizer pediátrica, para o público acima de cinco anos de idade. A Coronavac é o vírus inativado, ele está morto, ou seja, vai fazer com que o organismo o reconheça e produza anticorpos, que é o mecanismo de defesa. A Pfizer tem uma tecnologia nova, mas muito bem estudada, de RNA mensageiro, que contém a informação para a produção de uma proteína específica, que seria a Spike do vírus da covid-19. Esse RNA mensageiro vai fazer com que a célula da criança produza a proteína e isso fará com que o organismo a reconheça como algo estranho e produza anticorpos contra ela. Então, tanto a Coronavac como a Pfizer não produzirão nenhuma infecção na criança ou deixarão sequela.

O especialista enfatiza que “as vacinas passaram pelas fases de estudos – fase 1, 2 e 3 – e a fase 3 foi a que determinou que as vacinas eram funcionais realmente”.

MaceióBrasil