O Tribunal de Justiça de Alagoas lançou um site para que mulheres vítimas de violência doméstica solicitem medidas protetivas sem sair de casa. A ferramenta começou a funcionar nesta quinta-feira (18) e vai atender, inicialmente, mulheres de Maceió e Arapiraca.
Só depois dessa fase inicial de testes, de acordo com o TJ, é que a ferramenta passará a funcionar também em outras cidades do estado, mas ainda sem data definida.
O espaço para solicitar online a medida protetiva ganhou o nome de Ártemis, uma referência à deusa grega conhecida por ser destemida. A mulher precisa acessar o site, preencher um formulário sinalizando os dados pessoais e o local onde mora.
“O canal habitual é a mulher se dirigir até uma delegacia, prestar queixa, dizer que foi agredida e pedir proteção. Esse caminho, no entanto, tem alguns obstáculos. Pensando nessas dificuldades, a gente criou essa ferramenta, batizada assim em homenagem à deusa grega que seria uma espécie de protetora das mulheres”, disse o desembargador Tutmés Airan.