O sucesso do Vida Nova nas Grotas tem se destacado ao longo dos anos em premiações internacionais, sobretudo pelos serviços estruturantes prestados à população das grotas de Maceió. O programa, tocado pela Secretaria de Estado do Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand), tornou-se referência para alunos de Engenharia Civil, que têm usado a atuação do Governo de Alagoas como fonte de inspiração para trabalhos de conclusão de curso (TCC), explorando os aspectos técnicos e humanos da mobilidade urbana.
“Vi as obras acontecerem na Grota Belo Jardim e fico orgulhosa de poder elaborar um trabalho acadêmico pautando a integração de ambientes. A grota agora parece se conectar às residências dos arredores. Visualmente parece uma coisa só”, disse Marielle Gomes, aluna do Centro Universitário Mário Jucá.
A estudante, junto a dupla Marcos Melo, escolheu analisar as ações do Vida Nova nas Grotas na grota Belo Jardim, localizada no bairro Benedito Bentes, por acreditar na melhoria de vida que o programa proporciona aos moradores das comunidades.
Outros dois trabalhos de conclusão de curso foram desenvolvidos por inspiração do programa. Um deles é o do engenheiro Pedro Caio, atual fiscal de obras da Setrand. O objeto de estudo dele foi a Grota do Cigano, no bairro Jacintinho. Aspectos como a migração desenfreada para a comunidade, consequências e a atuação técnica da Setrand foram observados no TCC.
“Eu escolhi tratar de políticas públicas para o desenvolvimento urbano da Grota do Cigano por entender que, sem qualidade de vida, os direitos civis não são garantidos. Como estagiário, eu vi que algo precisava ser feito, que o processo era árduo e necessário. Agora, como fiscal, consigo colocar a mão na massa e entregar dignidade à população vulnerável. Sinto-me realizado profissionalmente com o trabalho que estamos fazendo” comentou Pedro.
As intervenções nas infraestruturas das comunidades executadas pela Setrand, por meio do programa Vida Nova nas Grotas, incluem instalação de escadaria, meio-fio, corrimão, canaleta, muro de contenção, passeio, drenagem e muito mais. A atuação da Setrand faz parte de um conjunto de políticas públicas do Governo do Estado voltadas para a melhoria da mobilidade urbana nos cantos mais vulneráveis de Alagoas.
Para o secretário de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, o Vida Nova nas Grotas, que já é referência internacional, é importante, pois permite que a população de regiões vulneráveis tenha mais dignidade. O secretário ainda destaca como válido o interesse dos estudantes em desenvolver trabalhos de conclusão de curso com inspiração no programa.
“Servir como objeto de estudo, no viés da infraestrutura, para alunos de Engenharia Civil, é ter o programa reconhecido mais uma vez. É gratificante saber que um programa que construímos com dedicação tem levado dignidade a tanta gente. Fico feliz que a nossa atuação tenha inspirado trabalhos universitários. Para mim, como secretário e também engenheiro civil, é motivo de orgulho e de muita satisfação”, declarou Mosart Amaral.