Search
Close this search box.
Search

Vacina contra poliomielite passará por mudanças em Alagoas a partir de novembro

Doses de reforço com vacina oral serão substituídas pela versão injetável, conforme nova orientação do Ministério da Saúde.
Imagem: Agência Alagoas
Mesmo com o fim do uso da vacina oral, o mascote deve continuar sendo usado para alertar a população sobre a importância da vacinação.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) de Alagoas anunciou mudanças no esquema vacinal contra a poliomielite, seguindo uma nova diretriz do Ministério da Saúde. A partir de 4 de novembro, a Vacina Oral Poliomielite Bivalente (VOPb), conhecida como “gotinha”, será substituída pela Vacina Inativada Poliomielite (VIP), que é injetável. O reforço vacinal será aplicado aos 15 meses com a nova versão injetável, e a vacina oral deixará de ser utilizada após o dia 27 de setembro.

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE


Durante o período de transição, entre 28 de setembro e 3 de novembro, as doses de reforço não estarão disponíveis nos postos de saúde, mas as três doses iniciais do esquema primário seguirão normalmente. A mudança visa melhorar a cobertura vacinal e erradicar a poliomielite no Brasil, doença que não registra casos há 34 anos.

Mesmo com a interrupção do uso da “gotinha”, o personagem Zé Gotinha, símbolo das campanhas de vacinação, continuará a ser utilizado para conscientizar a população. A cobertura vacinal contra pólio em Alagoas atingiu 88,12% em 2023, ainda abaixo da meta de 95% estabelecida pelo Ministério da Saúde.

MaceióBrasil