A histórica cidade de Penedo, localizada no Baixo São Francisco, a 150 km da capital alagoana, se prepara para uma programação cultural intensa em 2022. Com a inauguração do Centro de Eventos e Convenções da cidade no último mês de novembro, o equipamento foi totalmente recuperado e está apto a receber congressos, exposições, feiras, shows, eventos educacionais e corporativos em geral, movimentando a rede hoteleira local e gerando emprego e renda para a população.
Um dos eventos já confirmados para 2022 no Centro de Convenções de Penedo é um show do cantor Oswaldo Montenegro, que está previsto para acontecer no dia 16 de abril. As vendas de pacotes de viagens para o show, que incluem hospedagem de três dias e city tour pelos monumentos históricos da cidade, já foi iniciada pela operadora Masterop.
“É uma satisfação muito grande ver o desenvolvimento do turismo cultural em Penedo. Quando um equipamento como o Centro de Convenções é ofertado, ele abre oportunidades de negócios, e, assim, de desenvolvimento econômico para a geração de emprego e renda. Penedo é uma cidade polo importante para toda região do Baixo São Francisco, portanto, o Centro de Eventos consegue beneficiar muitas frentes de negócios e possibilitar que grandes eventos, como este que ocorrerá em Abril, cheguem para movimentar hotéis, bares, restaurantes e todo o comércio local”, explica o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcius Beltrão.
Investimentos – O Centro de Convenções e Eventos de Penedo é o maior e mais moderno equipamento do segmento do interior de Alagoas. Com investimentos de mais de R$ 5 milhões, o espaço que abrigou o antigo Cine São Francisco foi estruturado e modernizado para receber congressos, exposições, feiras, shows, eventos educacionais e corporativos que vão ajudar a movimentar a economia turística da região do Baixo São Francisco.
Ações promocionais
A Sedetur tem realizado várias ações para fortalecer o turismo na região Lagoas, Rios e Mares do Sul. Somente este ano, a Secretaria capacitou cerca de 100 agentes e operadores de viagens nacionais e internacionais para a venda do destino.
Além disso, a Secretaria investe na promoção de qualificação de mão de obra local, com a capacitação de quem trabalha diretamente com a atividade turística, por meio do programa Capacita Sedetur, além de realizar articulações com as principais operadoras de viagens do país e divulgar a região em feiras e eventos nacionais e internacionais.