Os professores Josealdo Tonholo e Eliane Cavalcante foram reeleitos com 74% dos votos válidos para os cargos de reitor e vice-reitora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A eleição ocorreu na noite de quarta-feira (2) e eles vão comandar a Universidade no quadriênio 2024 a 2028.
A posse dos eleitos ocorre em janeiro de 2024. Tonholo e Eliane tiveram tiveram 1.293 votos de professores, 1.180 de técnicos e 3.923 estudantes. Ao todo, 10.161 membros da comunidade da Ufal votaram na eleição.
Com o resultado da escolha universitária, o próximo passo é aguardar a sessão do Conselho Universitário (Consuni) que definirá a lista tríplice e deve ser encaminhada para o Ministério da Educação (MEC) em até sessenta dias antes do fim do mandato do dirigente atual.
Cabe ao presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a nomeação do reitor diante da lista remetida pelo Consuni da Ufal.
“Quero agradecer a toda a comunidade da Ufal e quero dizer que seguiremos avançando, respeitando a todos e desenvolvendo nossa instituição na capital e no interior”, afirmou Tonholo.