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Temporada de cruzeiros em Alagoas gera impacto econômico de R$ 45,4 milhões e recebe 75 mil turistas.

Investimentos do Governo de Alagoas e articulação com o mercado impulsionam temporada de cruzeiros e superam expectativas.
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Imagem: Alagoas fecha a temporada com 75 mil turistas visitando o Estado entre os meses de dezembro de 2022 e abril deste ano – Thiago Sampaio / Ascom Setur

A temporada de cruzeiros 2022/2023 em Alagoas foi um sucesso acima das expectativas para o setor. Com a chegada do navio Costa Favolosa, que trouxe 4,5 mil pessoas para desembarcar no Porto de Maceió na segunda-feira, dia 17 de abril, Alagoas recebeu um total de 75 mil turistas entre os meses de dezembro de 2022 e abril deste ano. Ao todo, foram oito navios diferentes que fizeram 21 paradas em terras alagoanas, gerando um impacto econômico de cerca de R$ 45,4 milhões, de acordo com estimativas da Secretaria de Estado do Turismo (Setur).

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Esse número foi calculado com base no gasto médio diário de um turista de cruzeiro, que, segundo a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia), é de R$ 605,90, e no número total de visitantes no período. A secretária Bárbara Braga, à frente da Setur, explicou que os investimentos feitos pelo Governo de Alagoas foram fundamentais para os resultados positivos da temporada de cruzeiros.

Os investimentos em promoção e estruturação do destino, bem como a articulação com os principais players do mercado, fizeram o Estado se tornar mais atrativo comercialmente, superando o número de passageiros esperados por navio. A temporada de cruzeiros foi um grande sucesso, incluindo a volta do embarque e desembarque de passageiros em Maceió, o que agrega muito valor ao destino turístico. Esse trabalho impulsiona a cadeia produtiva do setor, que é uma das que mais geram emprego, renda e oportunidades para a população de Alagoas.

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Os turistas que desembarcaram em Alagoas, como a brasiliense Ronylene Lacerda, ficaram encantados com o artesanato local, a hospitalidade e as belezas naturais do estado. Para recebê-los, o Governo de Alagoas promoveu ações de recepção, distribuindo mapas e guias turísticos, e disponibilizou espaços de comercialização para artesãos vinculados ao programa Alagoas Feita à Mão. Ao todo, foram vendidas 467 peças, com um valor comercializado de R$ 22 mil, beneficiando 714 artistas populares.

Para a temporada de cruzeiros 2023/2024, a Clia prevê um crescimento de 6% em relação à temporada anterior, com a navegação de outubro a maio e um impacto econômico de cerca de R$ 3,9 bilhões para o Brasil. A próxima temporada nacional contará com 35 navios de longo curso, que farão paradas em 47 destinos de 15 estados, incluindo Alagoas.

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