A organização para a segunda etapa do recolhimento anual da Taxa de Bombeiros em Alagoas foi iniciada. O processo envolve a preparação para o envio dos boletos físicos aos contribuintes que não efetuaram o pagamento na primeira fase, realizada de forma digital em fevereiro.
Os recursos arrecadados com a taxa são integralmente direcionados para a melhoria de equipamentos, da estrutura e dos serviços prestados. Essa arrecadação financia ações essenciais de prevenção, combate a incêndios, resgates e salvamentos em todo o estado.
A segunda etapa, com o lançamento dos boletos físicos previsto para meados de junho, terá a entrega das correspondências pelos Correios no final do mês, com vencimento em 31 de julho.
O pagamento da Taxa de Bombeiros é uma obrigação para todos os proprietários de imóveis, sejam pessoas físicas ou jurídicas, localizados nos municípios de Maceió, Arapiraca, Marechal Deodoro e Maragogi. Recentemente, a justiça reafirmou a validade dessas taxas estaduais voltadas ao financiamento das atividades de prevenção e resposta a emergências.
A arrecadação da taxa é fundamental para o fortalecimento da capacidade operacional e a eficiência dos serviços. Os recursos viabilizam não apenas a resposta a emergências, mas também programas de prevenção de incêndios e acidentes, além de campanhas educativas. Esse investimento contribui para evitar incidentes e promover um ambiente mais seguro para a sociedade.