Search
Close this search box.
Search

Sesau apresenta Plano de Assistência a Pacientes Oncológicos na sexta-feira (29)

As tratativas do Plano Emergencial vêm ocorrendo durante todo o mês de setembro com a DPU
maceiobrasil (31)
Imagem: O Plano Emergencial da Rede de Assistência Oncológica é um planejamento a curto e médio prazos – Carla Cleto/ Sesau

Secretaria de Saúde apresenta plano emergencial para assistência oncológica em Alagoas

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE


A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) apresentará nesta sexta-feira (29), às 10h, para a Defensoria Pública da União (DPU), o Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público Estadual (MPE), o Plano Emergencial da Rede de Assistência Oncológica. O objetivo do documento é garantir o atendimento ambulatorial e pré e pós-operatório, visando zerar a fila de pacientes oncológicos que aguardam cirurgias no Sistema Único de Saúde (SUS).

O Plano Emergencial da Rede de Assistência Oncológica é um planejamento de curto e médio prazo, com duas principais frentes de ação: redução de filas e formalização do Fundo Estadual de Oncologia. Para isso, será constituído o Conselho do Fundo Estadual de Combate ao Câncer e definido um cronograma ordinário para o ano de 2023.

Leia também:  Saiba como solicitar a 2ª via do CRV

Segundo o superintendente de Ações Estratégicas em Saúde da Sesau, Ermi Ferrari, a assistência oncológica é uma responsabilidade compartilhada entre municípios, estado e união. O Plano Emergencial da Rede de Assistência Oncológica foi construído com a colaboração dos três entes federativos, por meio de reuniões entre a Sesau, MPF, MPE, DPU, Secretaria Municipal de Saúde de Maceió e gestores da Rede Hospitalar de Alagoas.

O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, destacou a importância dessa agenda conjunta na assistência aos pacientes oncológicos na saúde pública de Alagoas. A Sesau tem se reunido com os órgãos colegiados e outras esferas da administração pública para garantir uma assistência eficaz e eficiente. A parceria com o MPF, MPE e DPU na elaboração do Plano Emergencial da Rede de Assistência Oncológica é fundamental nesse processo.

MaceióBrasil