As condições atmosféricas sobre áreas oceânicas adjacentes à costa norte e nordeste da Região Nordeste do Brasil intensificaram próximo à costa leste de Alagoas e permanecem favoráveis à ocorrência de chuvas de intensidade moderada a forte, especialmente no Litoral (incluindo a região metropolitana de Maceió), Zona da Mata e Baixo São Francisco, nesta segunda-feira (30). As informações foram divulgadas no alerta meteorológico da Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh-AL), nesta manhã.
Segundo o comunicado, as chuvas também podem intensificar nas demais regiões ambientais, devido ao aumento do transporte de umidade em direção ao continente. É importante ressaltar que, em vários munícipios situados na metade leste do Estado de Alagoas, já foram registrados acumulados significativos, inclusive com danos humanos e materiais.
Nas últimas atualizações do Cemaden, os acumulados de chuva já atingiram mais de 150 mm em Paripueira (152,8 mm/6 horas), no litoral norte; e em Coruripe (164,8 mm/6 horas), no litoral sul.
Permanece o alto risco para alagamentos, principalmente nas áreas com deficiência de drenagem urbana, cheias em pequenos riachos e elevação dos níveis das principais bacias hidrográficas do Estado de Alagoas, bem como o risco de deslizamentos em áreas de encosta.
É importante o acompanhamento diário da previsão do tempo, juntamente com o monitoramento dos níveis dos rios pelo site da Semarh-AL. A Sala de Alerta segue monitorando as condições sinóticas e novas atualizações poderão ser enviadas a qualquer momento.