A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com os institutos Gesto e Reúna, está lançando o projeto Avançar como uma resposta às dificuldades enfrentadas durante a pandemia, especialmente no que diz respeito à aprendizagem em disciplinas consideradas essenciais. Inicialmente, o projeto será direcionado a cerca de mil estudantes do nono ano do ensino fundamental da rede estadual de ensino, com o início das aulas previsto para o próximo mês de julho.
O objetivo do Avançar é recompor a aprendizagem, focando nas habilidades prioritárias nas disciplinas de matemática e língua portuguesa, seja devido às dificuldades enfrentadas durante a pandemia ou ao acúmulo de aprendizado insuficiente de anos anteriores.
Para participar, os gestores das escolas devem enviar um e-mail para geaf@educ.al.gov.br, manifestando interesse em se inscrever no projeto. Além disso, é necessário indicar um coordenador, os professores e as turmas a serem incluídas. Serão aceitas até duas escolas por Gerência Regional de Ensino (Gere) e até duas turmas por unidade escolar.
Até o momento, 23 unidades já confirmaram sua participação, de acordo com Maria Pastora Santos, gerente especial dos anos finais e coordenadora do projeto pela Seduc. Ela destaca que o momento atual é de adesão das escolas, e posteriormente serão realizadas formações para as equipes e a aplicação do projeto. Como se trata de um projeto piloto, as escolas são convidadas a indicar uma ou duas turmas que apresentem maiores dificuldades de aprendizado.
Além das aulas, o projeto disponibilizará material didático específico, dividido em dois módulos e impresso pela Seduc. A secretaria será responsável também pela distribuição do material para todos os alunos e professores envolvidos no projeto.
O texto foi resumido e reescrito de forma a fornecer informações relevantes sobre o projeto Avançar, destacando seus objetivos, como as escolas podem participar e o suporte oferecido pela Seduc. O título e o subtítulo foram formulados para chamar a atenção do leitor e resumir o conteúdo abordado.