Search
Close this search box.
Search

Renan Filho, do MDB, é eleito senador por Alagoas

Ex-governador de Alagoas vai compor bancada no Senado com o pai, o também senador Renan Calheiros, que se licenciou para atuar na campanha do filho.
image
Imagem: Ex-governador de Alagoas, Renan Filho é eleito senador — Foto: Lucas Meneses

Renan Filho (MDB) foi eleito senador por Alagoas neste domingo (2). O ex-governador de Alagoas deixou o cargo em abril deste ano, no final do segundo mandato, para dar início à sua campanha. Este ano, o eleitor elegeu apenas um candidato para o cargo no Senado Federal.

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE


Com 100% das urnas apuradas, Renan Filho tinha 56,92% dos votos válidos. É a primeira vez que ele é eleito senador e agora vai compor a bancada em Brasília ao lado do pai, o também senador Renan Calheiros (MDB), que se licenciou do cargo para coordenar a campanha do filho no estado, dando lugar ao suplente Rafael Tenório (MDB).

Renan Filho concorreu com Davi Davino Filho (PP), o segundo mais votado, com 42,22%; e Mário Agra (PSOL), com 0,86%. Além deles, também apresentaram candidaturas a Bombeiro Suzana Souza (PMB) e o Coronel do Valle (PROS), ambos indeferidos pela Justiça Eleitoral.

Trajetória política

Formado em economia, Renan Filho, de 42 anos, iniciou sua carreira política em 2003, quando foi eleito presidente do Centro Acadêmico de Economia na UnB. No ano seguinte, foi eleito prefeito de Murici, aos 25 anos de idade, e reeleito em 2008.

Em 2010, Renan Filho renunciou à prefeitura para disputar uma das nove vagas alagoanas na Câmara Federal, ocasião em que se tornou o deputado federal mais votado de Alagoas, com mais de 140 mil votos.

Renan Filho foi eleito governador pela primeira vez em 2014, com 52,16% dos votos válidos. Em 2018, foi reeleito com mais de 1 milhão de votos (77,3% dos votos válidos daquela eleição).

MaceióBrasil