Search
Close this search box.
Search

Regras e benefícios para motociclistas em Alagoas

Detran de Alagoas reforça normas para condutores e oferece incentivos para mototaxistas e motofretistas.
Imagem: Fellipe Yuri / Ascom Detran
Estar habilitado é a primeira condição para conduzir a motocicleta.

A motocicleta é uma escolha popular tanto para uso pessoal quanto para o trabalho, especialmente por ser mais acessível. No entanto, conduzi-la requer habilitação na categoria A e, para quem deseja trabalhar como mototáxi ou motofrete, há exigências adicionais.

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE


O Detran de Alagoas destaca a importância de os condutores estarem cientes das regras para circular e prestar serviços com segurança. A obtenção da habilitação na categoria A é o primeiro passo. Segundo Ana Buarque, subchefe de Educação para o Trânsito, o processo inclui 45 horas de aulas teóricas, 20 práticas e aprovação nos exames do órgão.

Desde abril deste ano, mototaxistas e motofretistas alagoanos contam com 50% de desconto em taxas como licenciamento, 1º emplacamento, vistoria veicular e alteração de características do veículo. Até outubro, mais de 5 mil profissionais economizaram até R$ 467,96, além de se beneficiarem da isenção total do IPVA pelo Programa Correria.

Para acessar esses benefícios, é necessário cumprir as normas. As solicitações devem ser feitas presencialmente, mediante agendamento em unidades do Detran.

Leia também:  Vacinação contra a Covid-19 entra no calendário para gestantes e idosos

Exigências e obrigações para o trabalho de mototáxi ou motofrete

Os profissionais que atuam como mototáxi ou motofrete precisam atender a requisitos específicos:

  • Placa vermelha: O veículo deve ser registrado com placa vermelha para transporte remunerado.
  • CNH com Atividade Remunerada: É obrigatória a inclusão da observação na carteira de habilitação.
  • Curso de formação: O condutor deve concluir 30 horas de curso, renovável a cada cinco anos.
  • Idade mínima e tempo de habilitação: É necessário ter pelo menos 21 anos e estar habilitado há dois anos na categoria.
  • Itens de segurança: Capacetes, viseiras, coletes com material refletivo e equipamentos como protetor de motor são indispensáveis.

Além disso, empresas que contratam profissionais sem qualificação ou com veículos irregulares estão sujeitas a penalizações.

O transporte de cargas também deve seguir padrões regulamentados pela resolução Nº 943 do Contran, que exige baús ou sidecars em conformidade e alvará municipal para o exercício da atividade.

MaceióBrasil