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Rede estadual teve crescimento de matrículas na EJA, ensino integral e educação especial

Dados preliminares apontam realidade da rede em maio de 2023; escolas podem retificar dados até 17 de outubro
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Imagem: Alagoas já contabiliza 116 escolas em tempo integral, o equivalente a 40% de toda a rede estadual de ensino – Thiago Ataíde / Ascom Seduc

A rede de ensino do estado registrou um aumento nas matrículas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), no ensino integral e na educação especial, de acordo com os dados preliminares da primeira etapa do Censo Escolar 2023 divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em 18 de deste mês.

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Até 31 de maio, a rede estadual de ensino tinha um total de 164.821 alunos matriculados. Dentre eles, 31.420 estão na Educação de Jovens e Adultos, 27.989 no ensino integral e 6.468 na Educação Especial.

Esses números representam um avanço em relação a 2022. Na EJA, por exemplo, há 3.553 estudantes a mais do que os 27.867 matriculados em 2022. Já no ensino integral, houve um crescimento de 1.017 estudantes em um ano. Na Educação Especial, o número de estudantes com deficiência aumentou de 5.996 em 2022 para 6.468 em 2023.

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O secretário de Estado da Educação, Marcius Beltrão, destaca que esses números refletem o esforço do Governo de Alagoas em oferecer condições para que os estudantes retomem seus estudos, além de promover a inclusão de estudantes com deficiência na rede regular de ensino. Ele também menciona a ampliação do ensino integral, que atende cerca de 30 mil alunos em mais de cem escolas, o que equivale a 40% de toda a rede estadual. O Programa Escola em Tempo Integral também contribui para o aumento do número de matrículas em tempo integral em todo o país, prevendo um acréscimo de um milhão de matrículas.

É importante ressaltar que os dados apresentados pelo Censo Escolar 2023 são preliminares, e as escolas têm até 17 de outubro para fazer atualizações ou retificações, se necessário. Os dados definitivos serão divulgados em dezembro.

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