A Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE-AL) aprovou um Projeto de Lei para tornar a Miss Paripueira Patrimônio Imaterial de Alagoas. Aprovado na quarta-feira (16), o texto agora segue para sanção do governador Paulo Dantas (MDB).
Miss Paripueira é uma personagem criada por Ambrosina Maria da Conceição que marcou gerações com seu jeito extravagante. Ambrosina morreu em 1998, mas a personagem ficou marcada na cultura popular.
A deputada Cibele Moura (MDB), autora do projeto, destacou a contribuição de Ambrosina para o cenário cultural de Paripueira e de Alagoas.
“Ela faz parte do coração de todos os alagoanos, especialmente os do Litoral Norte. Assim, ela é imortalizada por essa Casa, para que as próximas gerações conheçam seu legado, quem ela foi e o que representa para nosso estado”, afirmou.
De acordo com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o patrimônio imaterial ou intangível é aquele que se relaciona com a maneira como os diferentes grupos sociais se expressam por meio de suas festas, saberes, fazeres, ofícios, celebrações e rituais.