Search
Close this search box.
Search

Projeto de marisqueiras de AL que transforma casca de siri em adubo orgânico é destaque na Espanha

Trabalho desenvolvido em Jequiá da Praia foi apresentado nesta terça-feira em conferência em Madri. Programa contribui para o fortalecimento da agricultura familiar.
image
Imagem: Marisqueiras de Jequiá da Praia utilizam a casca do siri para transformar em adubo — Foto: Reprodução/Amaje

As marisqueiras de Jequiá da Praia, no Litoral Sul de Alagoas, desenvolveram uma forma eficaz de aproveitar as casas de siri, que seriam descartadas, para transformá-las em adubo orgânico. A ideia, premiada nacionalmente, está sendo apresentada em conferência em Madri, na Espanha, nesta terça-feira (18).

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE


O processo, que transforma resíduos do siri em adubo orgânico, tem fortalecido a agricultura familiar, gerando emprego e renda para as mulheres de Jequiá da Praia.

O projeto de sustentabilidade feito pelas integrantes da Associação de Mulheres em Ação de Jequiá (Amaje), conta com o trabalho de marisqueiras, pescadoras e artesãs locais.

Eliane Farias, presidente da Amaje, foi convidada para apresentar o projeto na conferência internacional. Ela viajou no domingo (16), com o secretário de Agricultura, Pesca e Aquicultura de Jequiá da Praia, Genivaldo Davi.

O convite para a conferência veio após o projeto da associação conseguir o primeiro lugar no prêmio ‘Mulheres Rurais Espanha Reconhece’, uma iniciativa da embaixada espanhola no Brasil.

Limpeza da lagoa

O trabalho das marisqueiras tem contribuído também para a limpeza da Lagoa Jequiá. As cascas, que antes acabavam sendo jogadas na lagoa, agora são recolhidas e tratadas.

O processo de beneficiamento consiste em separar as cascas e limpá-las. Elas passam por um processo de secagem e depois são moídas e misturadas com ingredientes para virar adubo orgânico.

“É uma maneira de incentivar as mulheres do campo, as pescadoras, as mulheres rurais a quebrarem o tabu. Elas ganham cada vez mais espaço. É um orgulho que elas estejam representando a nossa cidade, o nosso estado e o nosso Brasil”, disse o secretário Genivaldo Davi.

MaceióBrasil