Dados do 11º Levantamento da Safra de Grãos, divulgado nesta primeira quinzena de agosto pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), estimam um crescimento de 120,9% na produção
em Alagoas para a safra 2022/23, em relação a anterior. Essa projeção de alta é a maior do país.
Com o crescimento, a produção de grãos deve saltar de 80,4 mil toneladas para 177,6 mil toneladas.
O grande destaque do estado é a 3ª safra de milho, que aumentou a lavoura de 40,2 mil hectares para 58,1 mil hectares. Com uma área maior, cresceu também a projeção de produção do produto, passando de 53,1 mil toneladas de milho para 130,7 mil toneladas. A produção de soja também deve aumentar de 6,2 mil toneladas para 14,3 mil toneladas.
No Brasil, a produção de grãos é estimada em 320,1 milhões de toneladas. Esse resultado é consequência da combinação dos ganhos de área e de produtividade das lavouras.
“Esse valor de 320,1 milhões de toneladas se deve, principalmente, ao avanço da colheita do milho segunda safra, que vem apresentando produtividades superiores às inicialmente previstas, aliado ao melhor desempenho das culturas ainda em campo. Portanto, reforça o recorde da safra brasileira de grãos”, disse o presidente da Conab, Edegar Pretto.