Search
Close this search box.
Search

Programa Bate Coração reduz mortes por infarto em Alagoas

Iniciativa utiliza telemedicina para acelerar diagnóstico e tratamento, salvando mais de 200 vidas.
Imagem: Pedro Junior / Ascom Sesau
O Programa Bate Coração foi implantado no Hospital Ib Gatto Falcão em junho de 2024.

Criado para otimizar o atendimento a pacientes com Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), o Programa Bate Coração tem sido essencial na redução do tempo-resposta no diagnóstico e tratamento da doença. Em 2023, salvou 205 pacientes internados no Hospital Ib Gatto Falcão.

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE


A iniciativa, implantada em junho de 2024 pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), utiliza a plataforma Join, um aplicativo de telemedicina que conecta, em tempo real, equipes médicas de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e hospitais a cardiologistas especializados.

Essa tecnologia permite a rápida tomada de decisões, como a administração de trombolítico, medicamento que dissolve coágulos e estabiliza o paciente antes da transferência para unidades especializadas.

Segundo a coordenadora médica do Hospital Ib Gatto Falcão, Ariadna Reis, a identificação precoce do infarto é fundamental para evitar sequelas e óbitos. “O Bate Coração foi desenvolvido para salvar vidas. Desde a sua implantação, conseguimos reduzir complicações e aumentar a sobrevida dos pacientes“, afirmou.

Expansão e tecnologia no atendimento

Desde seu lançamento, o programa já foi implantado em 28 unidades de saúde e apresenta resultados expressivos na redução de sequelas e óbitos por infarto. A central, localizada no Hospital do Coração Alagoano, funciona 24 horas por dia, garantindo suporte imediato para as equipes locais.

A plataforma Join, além da telemedicina, também utiliza inteligência artificial para monitorar sinais vitais de pacientes com risco de piora clínica. Caso identifique risco iminente de parada cardiorrespiratória, o sistema emite um alerta imediato para a equipe médica, permitindo uma intervenção precoce e aumentando as chances de recuperação.

“A plataforma revolucionou o sistema hospitalar, possibilitando diagnósticos mais rápidos e prevenindo óbitos e sequelas graves”, destacou a coordenadora de enfermagem Eneida Cristina.

MaceióBrasil