O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve em São José da Tapera, Alagoas, nesta quinta-feira (9), para oficializar a ordem de serviço do trecho V do Canal do Sertão. A obra, financiada pelo Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) com investimento de R$ 560 milhões, busca assegurar o fornecimento de água para comunidades de Monteirópolis, Olho D’Água das Flores e Tapera.
Durante a cerimônia, Lula enfatizou a importância do projeto para a região, destacando a necessidade vital de água para a população sertaneja. Estiveram presentes também autoridades como o governador Paulo Dantas (MDB), o ex-presidente do Senado Renan Calheiros (MDB), o ministro dos Transportes Renan Filho (MDB) e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), a quem Lula agradeceu pelo apoio no Congresso.
O Canal do Sertão, quando concluído, terá 250 km de extensão, conectando Delmiro Gouveia a Arapiraca e beneficiando mais de 280 mil habitantes de Alagoas. Além do trecho V, o estado possui outras obras inseridas no PAC, como a atualização dos projetos da Barragem M3 no Rio Canhoto e um projeto de saneamento rural para o Sertão.