Search
Close this search box.
Search

Penitenciária de Segurança Máxima de Alagoas oferece cursos profissionalizantes para reeducandos

Oportunidade de qualificação e ressocialização dentro da unidade prisional
maceiobrasil-800×450 – 2023-05-12T175549.009
Imagem: A instituição prisional também passou a oferecer aos internos cursos de educação à distância – Ascom Seris

A Penitenciária de Segurança Máxima de Alagoas, localizada em Maceió, deu início nesta segunda-feira (8) aos cursos profissionalizantes e oficinas laborais para os reeducandos da instituição. Vinte internos começaram a participar da Oficina de Corte e Costura, enquanto outros 20 deram início às atividades na Oficina de Alvenaria. Além disso, os custodiados terão acesso a formações em pedreiro, elétrica, hidráulica e serigrafia por meio do Instituto Mundo Melhor.

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE


A Oficina de Corte e Costura conta com uma sala equipada com 13 máquinas de costura, onde os reeducandos terão a oportunidade de produzir peças de roupas e desenvolver habilidades profissionais. Além do aprendizado, cada 12 horas cursadas resultará em um dia de remição de pena.

Na Oficina de Alvenaria, os alunos terão uma infraestrutura completa para aprender sobre reformas e pequenas construções dentro da unidade penal. O curso tem duração de 120 horas e aborda temas como trabalho em altura, interpretação de projetos, segurança do trabalho, execução em alvenaria, instalações prediais e empreendedorismo. A remição de pena também será concedida aos participantes.

Leia também:  Eleições municipais em Alagoas vão contar com mais de 8 mil agentes de segurança

Alexsander Batista, gerente geral da NewLife Serviços, responsável pela cogestão e pelo programa de ressocialização da Penitenciária de Segurança Máxima, destaca a importância dessas oportunidades de profissionalização para os reeducandos. Ele ressalta que a unidade prisional não deve ser o fim do caminho, mas sim um trampolim para o retorno positivo à sociedade e ao mercado de trabalho.

Além dos cursos presenciais, a instituição prisional oferece cursos de educação à distância, promovidos pelo Instituto Mundo Melhor. Inicialmente, foram oferecidos cursos de pedreiro, elétrica, hidráulica e serigrafia, com cerca de 30 reeducandos iniciando os primeiros módulos de aprendizagem.

As atividades de educação profissional realizadas na Penitenciária de Segurança Máxima são complementares ao trabalho desenvolvido pelo setor de Educação da Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris). A Seris oferece educação formal, cursos de qualificação e projetos de incentivo à leitura e ao esporte. Além disso, projetos de alfabetização de adultos e qualificação profissional são oferecidos por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

MaceióBrasil