O Partido Democrático Trabalhista (PDT) em Alagoas informou nesta quarta-feira (27) que indicou o vice-prefeito de Maceió, Ronaldo Lessa, como pré-candidato a vice-governador do estado nas eleições de outubro. O partido aceitou o convite para compor a chapa majoritária do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) , que tem Paulo Dantas como pré-candidato a governador.
A composição da chapa MDB-PDT já vinha sendo discutida nos bastidores, mas dependia de acordos internos, já que o prefeito de Maceió, JHC (PSB), apoia outro pré-candidato a governador, Rodrigo Cunha (União Brasil), que também tem como apoiador o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP).
Definida a composição, outra divergência se forma na chapa majoritária porque o MDB, liderado no estado por Renan Calheiros (MDB), já declarou apoio ao candidato do PT à presidência, o Lula. Enquanto o PDT tem candidato próprio à presidência, Ciro Gomes.
Por meio de nota assinada pelo presidente do diretório estadual do PDT, Jurandir Boia, o partido esclarece que “fica mantido o nosso apoio e compromisso, em Alagoas, em favor do candidato do PDT à presidência do Brasil, Ciro Gomes”.
Trajetória política de Ronaldo Lessa
Ronaldo Lessa tem 73 anos, é engenheiro civil formado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e tem uma extensa trajetória política no estado.
A militância começou no Partido Comunista Brasileiro (PCB). Foi deputado estadual de Alagoas (1983-1987), vereador por Maceió (1989-1993) e logo na sequência foi eleito prefeito da capital alagoana (1993-1997).
Ficou no comando do Executivo Municipal por um mandato e dois anos depois foi eleito governador (1999 a 2006). Anos mais tarde, foi eleito deputado federal (2015-2019) e atualmente é vice-prefeito de Maceió, cargo para o qual foi eleito em 2020.