A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) estabeleceu uma parceria com o Ministério Público do Trabalho em Alagoas (MPT/AL) para melhorar o processo de ressocialização de adolescentes e jovens em conflito com a lei. A parceria resultou em um acordo judicial entre o MPT/AL e a empresa Albuquerque e Bruschi Segurança Patrimonial, que possibilitou a criação de quatro laboratórios de formação profissional para socioeducandos.
Os cursos serão ministrados pelo Senac Alagoas, uma instituição de referência em formação profissional, e os adolescentes terão a oportunidade de trabalhar como jovens aprendizes, com carteira assinada e direitos trabalhistas garantidos. O primeiro laboratório, de informática, já está em funcionamento, com o curso de Tecnologia da Informação tendo começado nesta terça-feira (2), com a presença do governador Paulo Dantas e do secretário de Prevenção à Violência, Kelmann Vieira.
Essa parceria é importante para o processo de reintegração social dos adolescentes em conflito com a lei, e a criação dos laboratórios oferece mais oportunidades para esses jovens. Cada curso profissionalizante disponibilizará 20 vagas, com um total de 80 adolescentes contemplados. A estrutura está sendo montada em Maceió, em um ambiente disponibilizado pela Sumese, que já recebe oficinas produtivas e cursos profissionalizantes do Senac realizados por meio de contrato com a Seprev.
Outra conquista da parceria entre a Seprev e o MPT/AL foi a contratação de 16 socioeducandos como jovens aprendizes pela Usina Utinga Leão, em fevereiro. A iniciativa pioneira é fruto da parceria entre a Seprev, o MPT e a Usina Utinga Leão, do grupo EQM. A presença de diversas autoridades na aula inaugural do curso de Tecnologia da Informação, incluindo representantes do Ministério Público Estadual e da Justiça do Trabalho, destaca a importância dessa parceria na promoção de políticas públicas efetivas para a reintegração social de adolescentes em conflito com a lei em Alagoas.