Os pacientes que estão em tratamento de câncer em Maceió podem realizar um cadastro para ter direito a passagens gratuitas no ônibus de Maceió.
O direito às passagens gratuitas a pacientes em tratamento de câncer é assegurado por lei desde 2015, mas apenas 500 mulheres possuem o Cartão Vamu Especial.
A mãe de Ana Maria foi diagnosticada com câncer de mama. Por acompanhar a mãe durante todo o processo, ela conta que a utilidade do benefício que garantiu o deslocamento nas inúmeras idas ao hospital, principalmente durante as sessões de quimioterapia.
“As passagens gratuitas ajudaram muito durante o tratamento. Nós íamos duas vezes por semana e se não houvesse o cartão seria muito difícil. Essa lei ajuda bastante as pessoas que não possuem condições financeiras”, revelou.
A coordenadora da Divisão de Cadastros da SMTT, Michelly Amâncio, explicou que caso a quantidade de passagens não seja suficiente para realizar os exames, consultas e tratamento, a paciente pode levar declarações que comprovem a necessidade de mais passagens para os créditos serem acrescentados.
Para realizar o cadastro é preciso agendar o atendimento no site da Prefeitura de Maceió (clique aqui) e comparecer no dia e data agendados com os documentos necessários.
Confira a documentação necessária
- Original e cópia do RG e CPF.
- RG e CPF, original e cópia dos responsáveis (quando usuário for menor de idade).
- Duas Fotos 3×4, coloridas e atualizadas.
- Certidão de nascimento (usuário for menor de idade e que não possui RG).
- Comprovante de residência atualizado, no nome da solicitante ou de uma das pessoas que reside com o mesmo, com validade de três meses
- Comprovante de renda familiar atualizado com validade de três meses, como o extrato detalhado do banco ou INSS, da aposentadoria, benefício, pensão ou contracheque.
- Caso não possua renda, é preciso apresentar a carteira de trabalho e cópias das páginas de identificação e de contrato de trabalho e original e cópia do nada consta do INSS
- Atestado médico, original, fornecido pela SMTT que pode ser emitido pelo site ou emitido pelo médico da rede pública que acompanha o usuário, com validade de 2 meses, assinado e carimbado pelo médico, contendo as seguintes informações: diagnóstico, CID-10 do prognóstico, periodicidade mensal no tratamento da patologia do examinado, se o examinado está incapacitado para o transporte e se o examinado necessita de acompanhante
- Receita médica com prazo de validade de 3 meses, assinada e carimbada pelo médico (caso faça uso de medicamentos)
- Exames complementares com prazo de validade de 1 ano
- Comprovante de inscrição no CadÚnico ou Programas Sociais, com número do NIS do usuário do cartão.
O cartão é entregue em até 45 dias depois da solicitação do passageiro. Após um ano de uso, caso o paciente ainda continue em tratamento, é necessário retornar ao órgão para renovar o cartão.