O Governo de Alagoas intensificou o policiamento na orla de Maceió com a Operação Orla Segura. A ação conta com reforço de equipes do 1º Batalhão da Polícia Militar, além de unidades especializadas como Bope, Rotam e BPEsc. O objetivo é combater roubos e furtos, especialmente arrombamentos a residências e estabelecimentos comerciais, que ocorrem com maior frequência no período da tarde e madrugada.
A operação, que já vinha sendo testada na última semana, resultou em uma redução de 10% nos roubos no primeiro semestre deste ano. A Polícia Civil também participa da ação, com foco na investigação dos crimes e identificação de suspeitos. A delegada de Proteção ao Turista, Luci Mônica, afirmou que o reforço policial trará benefícios para as investigações e aumentará a segurança de turistas e moradores.
Além do policiamento ostensivo, o Programa Ronda no Bairro, da Seprev, intensificará as ações sociais na região, oferecendo acolhimento a moradores em situação de rua e emissão de documentos pessoais. O objetivo é aumentar a sensação de segurança e promover a inclusão social na área.