Objetos históricos foram furtados da Fundação Casa do Penedo, entre eles vasos de porcelana que pertenceram a Dom Pedro II e medalhas de condecoração recebidas por Delmiro Gouveia. O delegado Rômulo Andrade informou nesta quinta-feira (30) que a Polícia Civil deu início às investigações e acionou a Polícia Federal para fazer a perícia e dar andamento aos trabalhos.
“A competência é da Polícia Federal nesses casos. Assim que nós iniciamos a investigação, nós requisitamos a perícia e contactamos a Polícia Federal, que deve enviar uma equipe à cidade. A Polícia Civil, a fim de preservar provas e oitivas, começou a investigar ontem [terça-feira] e coletou imagens de câmeras de segurança da vizinhança”, disse o delegado.
A Casa do Penedo abriga um acervo histórico formado por mobiliário, estátuas, comendas e outros objetos de interesse sócio-cultural que contam a história da região ao longo de cinco séculos. O local faz parte do Patrimônio Histórico e é tombado pelo IPHAN.
Segundo o delegado, os criminosos invadiram o prédio na madrugada do último domingo (26), arrombaram portas e quebraram móveis. No local não há circuito de câmeras de segurança, o que dificulta a identificação dos autores.
A polícia reforça que quem comprar os objetos roubados pode responder pelo crime de receptação e a pena pode chegar a 8 anos de prisão.
Quem tiver informações pode ligar para o Disque Denúncia através do telefone 181. A ligação é gratuita e não é preciso se identificar.