Search
Close this search box.
Search

OAB publica edital de selo que vai avaliar qualidade dos cursos de Direito em Alagoas

Serão analisados itens como desenvolvimento de Núcleo de Práticas Jurídicas, acervo bibliográfico e qualificação de professores
maceiobrasil-800×450 – 2023-04-03T151506.725

A Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL) lançou, nesta segunda-feira (3), o edital do selo OAB Indica. Através da iniciativa, a OAB/AL avaliará a qualidade das faculdades de Direito do estado. Durante as avaliações, serão analisados itens como desenvolvimento de Núcleo de Práticas Jurídicas, acervo bibliográfico e qualificação de professores.

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE


Conforme o edital, durante o processo de avaliação, a Comissão de Ensino Jurídico, que idealizou o projeto, vai acompanhar e fiscalizar todas as instituições de ensino superior (IES) de Alagoas com curso de graduação em Direito presencial autorizado e reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Aquelas que atingirem os critérios estabelecidos, e atingirem o patamar de qualidade esperado pela Comissão, receberão o selo “OAB Indica”.

Entre os critérios analisados está a atualização do acervo bibliotecário suficiente para um bom curso de Direito. Será avaliada a existência tanto do acervo físico quanto do espaço virtual, assim como a estrutura para estudo individualizado e coletivo. Além disso, outro ponto que será observado é a incorporação de medidas de acessibilidade na IES.

As faculdades devem oferecer materiais didáticos e pedagógicos acessíveis, equipamentos de tecnologia assistiva e de serviços de intérprete e de tradutores e intérpretes de Libras. Além de cadeira de rodas e demais recursos de assistência à locomoção independente dos alunos com deficiência. O desenvolvimento de projetos de iniciação científica e de extensão, o número de professores mestres e doutores e o grau de desenvolvimento do núcleo da prática jurídica serão outros requisitos a serem analisados.

As visitas às faculdades, que terão início em maio e se estenderão até novembro de 2023, serão realizadas mediante prévio agendamento e com antecedência mínima de 15 dias, o qual se dará através do e-mail institucional informado em sítio virtual ou contato telefônico.  Além da Comissão de Ensino Jurídico, membros da Comissão de Exame da Ordem e da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência também estarão presentes durante a avaliação.

Todos os requisitos avaliativos receberão notas que serão calculadas através de uma fórmula, que levará em consideração uma pontuação definida para cada critério avaliado. Considera-se qualificada aquelas instituições que apresentarem nota igual ou superior a 7.0. O resultado da concessão do selo OAB Indica será divulgado nos canais de comunicação da OAB Alagoas e publicado no Diário Eletrônico da OAB.

Para Ingrid Dantas, presidente da Comissão de Ensino Jurídico, o projeto beneficiará os alunos que estão em formação, trazendo mais qualidade às faculdades. “O Selo OAB Indica é uma grande inovação da atual gestão na qualificação do ensino jurídico alagoano. A comissão atuou de forma incansável até materializar no edital os requisitos transversais para um ensino jurídico de qualidade. Estamos fazendo história e quem ganha são as alunas, os alunos e a sociedade, com a formação de profissionais cada vez mais capacitados”.

MaceióBrasil