Search
Close this search box.
Search

Núcleos de Apoio ao Fumante oferecem suporte para largar o tabagismo em Alagoas

Secretaria de Saúde disponibiliza tratamento gratuito para fumantes, com acompanhamento multiprofissional e estratégias comportamentais.
Imagem: Freepik

O tabagismo, responsável por mais de 50 doenças, é um problema que afeta milhões de brasileiros. Composto por mais de 4.700 substâncias tóxicas, o cigarro está associado a diversas condições graves, como câncer, doenças cardiovasculares e respiratórias, além de efeitos como envelhecimento precoce, osteoporose e catarata. Em Alagoas, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) disponibiliza Núcleos de Apoio aos Fumantes para ajudar quem deseja abandonar o vício.

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE


O tratamento é realizado por equipes multiprofissionais e pode incluir sessões individuais ou em grupo, além de terapia medicamentosa, quando necessária. Baseado em uma abordagem cognitivo-comportamental, o programa busca reverter hábitos aprendidos e reforçados ao longo do tempo, estimulando mudanças comportamentais que auxiliem na superação do vício.

Segundo Tâmara Oliveira, assessora técnica do Programa Estadual de Controle do Tabagismo de Alagoas, o acompanhamento é feito preferencialmente em grupo, para estimular maior adesão ao tratamento. “São realizadas quatro sessões semanais no primeiro mês, duas quinzenais no segundo e uma mensal até completar 12 meses. Nosso objetivo é oferecer um atendimento acolhedor e criar estratégias junto ao paciente para que ele vença o tabagismo”, explica.

Leia também:  Uneal é contemplada pelo Programa Pé-de-Meia Licenciaturas

Os benefícios de parar de fumar são inúmeros. A pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal, o nível de oxigênio no sangue se estabiliza, os pulmões têm melhor desempenho, e os sentidos do olfato e paladar melhoram. Além disso, com o tempo, o risco de morte por doenças relacionadas ao cigarro diminui significativamente.

Como acessar o serviço

Os interessados devem procurar o Núcleo de Apoio ao Fumante mais próximo, onde serão acolhidos por uma equipe especializada. Dependendo da demanda, o paciente pode iniciar o tratamento imediatamente ou aguardar a formação de um novo grupo. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: tabagismoalagoas@gmail.com.

Núcleos de Apoio em Alagoas

Atualmente, há 41 núcleos ativos em 13 municípios do estado, incluindo Maceió, Arapiraca, Pilar, Teotônio Vilela e Palmeira dos Índios. Na capital, os núcleos estão localizados nos seguintes locais:

  • II Centro de Saúde (Poço);
  • Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (Tabuleiro do Martins);
  • Clínica da Família José Aprígio Vilela (Benedito Bentes);
  • Clínica da Família Dr. João Fireman (Jacintinho);
  • Unidade de Saúde Professor Dídimo Otto (Benedito Bentes);
  • Unidade de Saúde João Paulo II (Jacintinho).
MaceióBrasil