Search
Close this search box.
Search

Novo PAC vai custear construção de mais de 10 mil moradias e outras obras em AL

Governador Paulo Dantas recebeu ministros do Governo Federal para formalizar investimentos.
maceiobrasil – 2023-10-31T081425.789
Imagem: Evento aconteceu no Centro de Convenções de Maceió — Foto: Secom

O governador Paulo Dantas (MDB) informou que vai usar os recursos disponibilizados pelo Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para construção de 11.102 novas moradias do Minha Casa, Minha Vida na capital alagoana, além de outras obras. O anúncio foi feito durante um evento em Maceió nesta segunda-feira (30).

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE


“O programa Minha Casa, Minha Vida é um programa extraordinário, que dá cidadania, dignidade, que amplia o poder de compra do cidadão porque ele deixa de pagar o aluguel e, com isso, passa a ter mais poder de consumo”, disse o governador.

A solenidade no Centro de Convenções, no bairro do Jaraguá, contou com a participação dos ministros da Casa Civil, Rui Costa; dos Transportes, Renan Filho; e de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.

Outras obras que também receberão recursos do Novo PAC são o Arco Metropolitano de Maceió e melhorias em rodovias, com previsão de R$ 1,8 bilhão investido na infraestrutura de transporte terrestre, entre eles:

  • adequação da BR-104 (Messias-São José da Laje)
  • adequação da BR-316 (Pilar-Palmeira dos Índios)
  • construção da BR-416 (Colônia Leopoldina–Ibateguara)

O programa inclui também investimento para o transporte ferroviário, com a realização de estudos para novas concessões da Malha Nordeste.

Leia também:  Hermeto Pascoal recebe título de Doutor Honoris Causa pela Ufal

“Entre essas melhorias foi adotado, por exemplo, o critério diminuição de distância do centro urbano das cidades para a localização dos condomínios e melhorias construtivas”, disse Rui Costa.

Seguindo o cronograma do Ministério dos Transportes, as obras do Arco Metropolitano devem começar já no primeiro semestre de 2024. Já houve licitação e o contrato foi assinado em março. Ao todo, serão 34 km de duplicação das BRs 326 e 424, além da AL-101, no trecho que compreende Satuba, Pilar e Polícia Rodoviária Federal (PRF).

“Alagoas cresceu bastante no ano passado, acima da média do Nordeste, e este ano vai crescer 7,2%, que é o maior crescimento da região, e um dos três maiores crescimentos econômicos do Brasil. Isso significa dizer que vai haver mais fluxo de pessoas na capital e no interior, por isso esses investimentos são fundamentais para melhorar o turismo, facilitar para quem nos visita para o próprio alagoano”, disse o ministro dos Transportes, Renan Filho.

Além das obras na capital, o Novo PAC também prevê a construção do novo Hospital Metropolitano do Agreste, em Arapiraca; a garantia da conectividade de 2.357 escolas; e a retomada das obras do trecho 5 do Canal Adutor do Sertão Alagoano.

MaceióBrasil