Search
Close this search box.
Search

Mais Água Alagoas: Governo e concessionárias assinam aditivos para ampliar oferta de água e esgoto no estado

Alagoas também assinou empréstimos com a Caixa para melhorar fornecimento na Bacia Leiteira, Olho D’Água, Palmeira dos Índios e Delmiro Gouveia
Mais Água Alagoas
Imagem: Edvan Ferreira / Agência Alagoas
A solenidade será realizada às 11h, no Palácio República dos Palmares.

O Governo do Estado assina nesta segunda-feira (26) a inclusão de aditivos nos contratos assinados com as concessionárias de água e esgoto BRK Ambiental e Águas do Sertão (ADS). Com isso, o Estado dá mais um passo para consolidação do Programa Mais Água Alagoas, que prevê a universalização do saneamento até 2033, conectando 100% dos domicílios à rede de água e 90% à rede coletora de esgoto.

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE


A solenidade será realizada às 11h, no Palácio República dos Palmares, em Maceió, com a presença do governador Paulo Dantas, dos secretários de Estado Vitor Pereira (Governo) e Renata dos Santos (Fazenda), além de diretores da Caixa, Casal e das concessionárias.

Os aditivos representam a incorporação de novos investimentos e a realização de obras para aumentar a oferta hídrica nos municípios, além do adiantamento de prazos nos contratos iniciais.

O aditivo do contrato entre a Casal e a ADS prevê a melhoria no fornecimento de água a 28 municípios, e inclui a redução de perdas no sistema de produção da bacia leiteira e a contratação de estudos e projetos para os investimentos sob responsabilidade do Estado e da Casal nos sistemas produtores de água.

Leia também:  Sobe para 18 o número de mortos em acidente com ônibus escolar na Serra da Barriga (AL)

Inclui ainda investimentos do Governo para implantação e ampliação do sistema de esgotamento sanitário nos municípios de Belo Monte, Delmiro Gouveia, Piaçabuçu e São Brás. A Águas do Sertão atende 34 municípios da Bacia Leiteira e região serrana. Em parceria com o Casal, a empresa atenderá 568 mil habitantes, com o principal foco nas melhorias nos sistemas de água e esgoto.

Os investimentos do Estado, de aproximadamente RS 70 milhões, são necessários para que a concessionária possa cumprir os termos do contrato assinado após o leilão dos blocos. Pelo modelo de concessão adotado pelo Governo, cabe ao Estado a captação, o tratamento e a qualidade da água, enquanto que as concessionárias são responsáveis pela distribuição até os moradores.

MaceióBrasil