O IX ENFatizando, evento que celebra a Semana da Enfermagem e os 15 anos de implementação do curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), terá como tema “A Enfermagem como ser político: o papel transformador da classe como promotora de mudança social”. Promovido pelo Colegiado de Enfermagem, o Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso e pelo Centro Acadêmico de Enfermagem Eva Farias (Caenf), o evento acontecerá nos dias 25 e 26 de maio, no mega-auditório da Uncisal, e contará também com o I Encontro de Egressos.
A mesa de abertura, que ocorrerá às 17h do dia 25 de maio, contará com a presença de representantes do Coren-AL, Sineal, Aben, Caenf e da coordenação do curso de Enfermagem, além da participação do reitor Henrique Costa. O reitor parabenizou o curso pelos 15 anos de história, destacando os desafios e avanços alcançados. Segundo a coordenadora do NDE do curso, professora Lucélia Hora, o curso de Enfermagem da Uncisal tem obtido resultados significativos na formação de profissionais competentes e comprometidos com o mundo do trabalho.
O curso de Enfermagem da Uncisal possui uma proposta curricular avançada, com um modelo de currículo integrado que busca unir saberes e práticas ao longo de todo o processo formativo. Os docentes envolvidos no ensino, pesquisa, extensão e gestão possuem mestrado e doutorado, seguindo os princípios do Sistema Único de Saúde e as Diretrizes Curriculares Nacionais.
O objetivo do evento, segundo a coordenadora geral do Centro Acadêmico de Enfermagem, estudante Mariane Bastos, é promover debates e espaços de formação crítica e reflexiva, abordando questões como sociedade, políticas públicas, determinantes sociais em saúde e o papel social e político do enfermeiro. A programação incluirá mesas de discussão, minicursos e o II Encontro de Gestão Acadêmica, com destaque para os desafios da curricularização da Extensão e sua relação com o perfil de formação do egresso.
O encerramento do IX ENFatizando ocorrerá às 17h do dia 26 de maio, também no mega-auditório da Uncisal, com a mesa de discussão sobre “O papel das lideranças para o fortalecimento e sustentabilidade da formação em Enfermagem”. O evento busca destacar o compromisso da enfermagem como agente de transformação social e reforçar a importância de sua atuação política no contexto atual.