O ingresso de estudantes da rede estadual de Alagoas no ensino superior registrou um crescimento de 36% entre 2024 e 2025. Dados da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) apontam que o número de alunos concluintes do ensino médio que conquistaram vaga em universidades públicas ou faculdades particulares subiu de 1.099 para mais de 1.400 nesse período.
As aprovações incluem instituições como a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), além de faculdades privadas pelo Programa Universidade para Todos (Prouni).
A Seduc atribui os resultados ao engajamento dos professores e à implementação de programas como o “Foca o Enem”, que oferece aulões presenciais e online, videoaulas, simulados e kits de estudo para os alunos. Além disso, o “Programa Professor Mentor” tem contribuído para a preparação dos estudantes, incentivando a participação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
O desempenho da rede estadual também foi destaque em cursos de alta concorrência, como Medicina, Direito e Odontologia, o que reforça a ampliação das oportunidades acadêmicas para os alunos da rede pública.