O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA-AL) lança, nesta quinta-feira (6), a exposição e o catálogo do VII Concurso de Fotografia Ambiental, a partir das 9h no auditório do IMA. O evento apresentará pela primeira vez as imagens vencedoras e finalistas ao público e anunciará o tema da edição de 2024. O tema deste ano foi “Solução para Poluição Plástica”, alinhado à proposta da Organização das Nações Unidas (ONU).
Comemorações e premiação
O lançamento faz parte das comemorações do Mês do Meio Ambiente, celebrado em junho. Durante o evento, haverá a cerimônia de premiação dos três primeiros colocados da categoria Geral e da vencedora da categoria Mulheres na Fotografia, cada um recebendo um prêmio de R$ 3 mil. O concurso contou com 53 inscritos, dos quais 33 foram finalistas.
Comissão julgadora
As fotografias foram avaliadas por uma comissão julgadora composta por profissionais e especialistas, seguindo os critérios estabelecidos pelo edital do concurso. Entre os jurados estavam Amanda Môa, jornalista e fotógrafa documental desde 2013; Ailton Cruz, repórter fotográfico e presidente da Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos de Alagoas (AFORC-AL); e Pei Fang Fon, jornalista com 15 anos de experiência em fotografia. Representando o IMA, o gerente de Mudanças Climáticas, Ramon Salgueiro, também participou da avaliação.
Objetivo do concurso
A sétima edição do concurso teve como objetivo sensibilizar a população sobre a importância da proteção ambiental de forma sustentável. Os participantes foram desafiados a explorar os problemas causados pela poluição plástica e a capturar imagens que não apenas revelassem a magnitude do problema, mas também apresentassem soluções e ações individuais que pudessem fazer a diferença para o meio ambiente.
Importância da iniciativa
O concurso de fotografia ambiental do IMA-AL busca engajar a comunidade em questões ambientais e promover a conscientização através da arte. A exposição das imagens vencedoras serve como um lembrete visual do impacto da poluição plástica e a necessidade urgente de soluções sustentáveis.