O Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), localizado em Maceió, completou três anos de operação nesta segunda-feira (15). Inaugurado em 2020 para atender exclusivamente pacientes com Covid-19, a unidade hospitalar já registrou 10.647 internações desde então. A excelência no atendimento é evidente através do depoimento da paciente Maria Cícera dos Santos, que destacou a humanização no tratamento recebido durante sua cirurgia de hérnia.
Além de salvar vidas, o HMA também tem contribuído para a economia alagoana através da geração de centenas de empregos diretos. O diretor administrativo da unidade, Henrique Damasceno, enfatizou que a unidade foi fundamental no enfrentamento da pandemia em 2020 e que, com o tempo, ampliou seus serviços para oferecer diversas especialidades e procedimentos cirúrgicos.
Desde sua inauguração, o HMA já realizou 2.576 cirurgias e 23.087 consultas ambulatoriais. A unidade conta com 223 leitos, sendo porta-fechada e atendendo pacientes regulados, além de oferecer programas de residência médica, centro de estudos e pesquisa, cirurgias de reconstrução mamária e uma moderna Unidade de AVC.
A enfermeira e coordenadora de governança do HMA, Mikaelly Custódio, enfatizou que o hospital é uma referência em Alagoas e que todos os profissionais estão cientes da importância do seu papel dentro do fluxo de atendimento do SUS. Para a cirurgiã geral Caroline Ferro, a estrutura do hospital, desenvolvida segundo os mais modernos critérios técnicos e de conforto para os pacientes, tem permitido a realização de mini maratonas de cirurgias para atender um maior número de pacientes.