Search
Close this search box.
Search

Hospital Metropolitano de Alagoas avança com cirurgias urológicas minimamente invasivas

Nova técnica reduz tempo de recuperação e melhora a eficiência do atendimento pelo SUS
Cirurgias por vídeo
Imagem: Anderson Oliveira / Ascom Sesau
Estão sendo realizadas cirurgias laparoscópicas para cálculo em ureter ou cálculo renal, e próstata aumentada.

O Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), em Maceió, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), adotou uma nova era de procedimentos cirúrgicos urológicos por vídeo, utilizando a endoscopia. Esse avanço minimamente invasivo permite reduzir o tempo de recuperação dos pacientes, diminuir os riscos de infecção e acelerar a rotatividade de leitos.

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE


Segundo Sérgio Lopes, coordenador do Serviço de Urologia do HMA, essa técnica possibilita realizar cirurgias de próstata, bexiga e cálculos urinários com mais eficiência. Lopes destaca que o objetivo é agilizar os procedimentos que estão parados na fila do SUS, beneficiando um grande número de usuários que antes dependiam da rede conveniada.

Eduardo Nunes, urologista do HMA, enfatiza a importância dessa inovação para reduzir a demanda reprimida de cuidados urológicos em Alagoas. O hospital é pioneiro no SUS do estado a oferecer esses procedimentos. Nunes exemplificou com um caso recente de cirurgia de cálculo renal, realizada com sucesso, destacando a melhoria significativa no atendimento.

Filipe Fernandes, diretor do HMA, reforça que a implantação de equipamentos avançados e novos serviços é crucial para o desenvolvimento do SUS em Alagoas. O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, ressalta que as cirurgias urológicas por vídeo representam um avanço importante, proporcionando eficiência, agilidade e uma recuperação mais rápida para os pacientes. O atendimento será referenciado, com marcações realizadas após encaminhamento por uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e aprovação pelo Sistema de Regulação Médica Estadual (SISREG).

MaceióBrasil