O Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, conhecido por sua excelência em residências médicas há mais de sete anos, está trabalhando no desenvolvimento do Programa de Residências Multiprofissionais. Para isso, a Comissão de Residências Multiprofissionais (Coremu) realizou uma plenária para apresentar os primeiros programas de residências nas áreas de Enfermagem, Nutrição e Terapia Intensiva.
A presidente da Coremu, a nutricionista Cássia Melo, explicou que os primeiros programas são focados em Nutrição Clínica, Enfermagem Dermatológica e Terapia Intensiva Multiprofissional. Essas especializações são reconhecidas pelos Ministérios da Educação e da Saúde e têm duração de 24 meses, com uma carga horária de 5.760 horas, equivalente a 60 horas semanais.
Os cursos serão em tempo integral e exigirão dedicação exclusiva dos estudantes. O objetivo é aprimorar o padrão profissional e científico dos residentes para oferecer uma atenção interdisciplinar integral e humanizada à saúde dos usuários, em todos os níveis de atendimento do SUS, ressaltou Cássia Melo.
Durante a plenária, foram apresentadas a matriz curricular de cada área, os horários dos residentes, o corpo docente e o conteúdo programático. O diretor do HGE, Fernando Melro Fortes, destacou que o hospital é o maior campo de prática educacional em Alagoas e ressaltou a importância de implementar esse projeto em uma instituição que já é responsável por capacitar profissionais da área médica.